A campanha nacional de multivacinação foi iniciada neste sábado (13), em Manaus, conforme o Ministério da Saúde.

A ação visa evitar o reaparecimento de doenças imunopreveníveis já eliminadas no país, como a poliomielite.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes de até 15 anos podem procurar uma das 171 salas de vacina da capital amazonense.

A partir da próxima segunda-feira (15), as ações para aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes se estenderão para as cidades amazonenses fronteiriças.

Na sequência, a campanha de multivacinação chegará às demais cidades do estado.

Multivacinação

Todo o Amazonas estará mobilizado no dia 20 de maio, quando será realizado o Dia D da Multivacinação.

O Ministério da Saúde garante que todos os 62 municípios do Amazonas receberão as doses necessárias dos 18 diferentes imunizantes indicados para crianças e adolescentes.

A imunização inclui vacinas contra a Covid-19, recomendadas para todas as idades a partir de seis meses, e contra a influenza, indicada para crianças de seis meses a quatro anos.

RELACIONADAS

+ Campanha de multivacinação infantil começa sábado (13), em Manaus

+ Saúde inicia treinamento para multivacinação no interior do Amazonas

+ Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe no país; confira

Em parceria com as secretarias estadual e municipais de saúde, os horários de funcionamento das salas de vacinação serão ampliados e vacinadores serão enviados para áreas de difícil acesso.

Poliomielite

O ministério decidiu antecipar o início da campanha de multivacinação no Amazonas em razão da recente notificação de casos de poliomielite no Peru, país vizinho ao Brasil.

O país faz fronteira com o Amazonas e Acre, onde a imunização também será antecipada, com previsão de início até o fim deste mês.