Neste fim de semana, iniciaram-se as intensificações de cirurgias no Amazonas que ocorrem até hoje, domingo (25).

As especialidades são de oftalmologia, proctologia, ginecologia e mastologia. Serão realizadas cirurgias oftalmológicas de catarata.

A meta é realizar 1.800 procedimentos desta especialidade em pacientes que aguardam no cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

Para o diretor operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Luiz Gasparini, poder corroborar com a Saúde do Estado com intensificações deste tipo, é gratificante.

“É o primeiro mutirão de cirurgias deste ano, temos essa meta a cumprir, e toda a equipe está empenhada em entregar atendimentos e procedimentos de qualidade aos nossos pacientes”, pontua Gasparini.

Os procedimentos

Os procedimentos de cataratas contam com a tecnologia de facoemulsificação com implantes de lentes.

Os atendimentos acontecerão até domingo (25). Outras intensificações de procedimentos cirúrgicos estão agendadas para acontecer na unidade até o mês de abril nas especialidades de proctologia, ginecologia e mastologia.

Cirurgia de catarata com tecnologia de facoemulsificação Considerado o melhor e mais seguro procedimento médico para o tratamento de catarata, a facoemulsificação é reconhecida por ser a mais precisa e menos invasiva técnica para o tratamento cirúrgico e cura da catarata.

Nesta técnica, o cristalino (lente natural do olho) acometido pela catarata é removido através do auxílio de um aparelho de ultrassom, que desmancha o seu conteúdo e, ao mesmo tempo, aspira.

Logo após, é implantada a lente intraocular no local adequado para ser feita a substituição do cristalino que acabou de ser removido.

O procedimento é realizado com uma caneta do aparelho facoemulsificador e microinstrumentos, que manipulam a catarata dentro do olho mediante cortes milimétricos, possibilitando realizar uma cirurgia sem necessidade de pontos geralmente.

É uma técnica que, em muitos casos, não requer pontos de sutura para fechamento.

A recuperação é rápida, o paciente volta para casa pouco depois do procedimento.