No início de 2024, o Estado do Amazonas registrou um aumento significativo no número de empregos formais na área da saúde, tanto no setor público quanto no privado.
De acordo com o Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde nº 68, divulgado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), houve um crescimento de 1,2% em relação a outubro de 2023, totalizando 69.508 empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva da saúde no estado.
É importante ressaltar que, do total de empregos na área da saúde no Amazonas em janeiro de 2024, 47% eram vínculos do setor privado com carteira assinada, destacando-se o papel significativo das empresas privadas na geração de empregos formais na região.
A NMÉD, empresa especializada em cursos para a área da saúde, é exemplo de empresa que ajudou a capacitar profissionais para atender à crescente demanda do setor de saúde no estado.
“Na NMÉD Cursos, estamos empenhados em oferecer programas de capacitação que não só preencham as lacunas existentes no mercado de trabalho, mas também preparem os profissionais para os desafios futuros da área da saúde”, afirma Hélcio Mello, gestor corporativo da NMÉD Cursos.
Além do aumento de empregos na área da saúde, o Amazonas também viu um crescimento expressivo no setor de serviços, especialmente em empresas de cursos voltados para a área da saúde.
Tendência
Esse crescimento é reflexo do aumento da demanda por serviços de saúde, impulsionado, em parte, pela pandemia da COVID-19 e o surgimento de novas necessidades e oportunidades no mercado.
A tendência de crescimento no setor privado acompanha o panorama nacional, onde os empregos na cadeia produtiva da saúde tiveram um aumento de 0,3% nos últimos três meses de 2023, totalizando 4 milhões e 867 mil vínculos no país.
O aumento representa a importância do setor da saúde como um dos pilares da economia brasileira, gerando oportunidades de emprego e impulsionando o desenvolvimento econômico e social em todo o país.