A seca dos rios da Amazônia deixa 60 comunidades em situação de vulnerabilidade social em Tapauá, a 449 quilômetros de Manaus.

A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (5), pelo coordenador da Defesa Civil do município, Davi Baruk.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ainda conforme informações da pasta, a cidade registra perda de produção e queda na pesca, sendo que a atividade pesqueira é o principal fator econômico das pessoas.

“Nesse momento estamos com duas equipes trabalhando para fazer levantamento em todo município. Como Tapaua é o 3⁰ maior município do Brasil, é um gigante em tamanho territorial, chegando a ser maior até que alguns países da Europa, isso demanda tempo para ser percorrido”, explicou.

Ainda segundo o gestor, as equipes contam com uma ferramenta nova em campo auxiliando no mapeamento.

“Um app da Defesa Civil fazendo toda coleta de dados necessária para poder traçar o melhor plano de trabalho possível para atender toda população ribeirinha e rural do município”, destacou.

Tapauá também enfrenta dificuldades na captação de água para consumo humano, comunitários com problemas respiratórios devido às fumaças e o deslocamento para compra de mantimentos.

Na quarta (5), dezenas de pirarucus foram encontrados mortos em lago da reserva biológica do Abufari, na região do município.

Tapauá também registrou morte de pirarucus - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Tapauá também registrou morte de pirarucus – Foto: Divulgação/Defesa Civil

RELACIONADAS

+ Santarém decreta situação de emergência devido seca dos rios no Pará

+ Seca histórica no AM pode afetar diretamente as compras de fim ano

+ Pirarucus são encontrados mortos em reserva no AM