Devido à seca nos rios, a 2ª fase da operação “Estiagem” começou nesta segunda-feira (13), em Manaus.
A ação deve beneficiar moradores de 81 comunidades ribeirinhas, com 143 toneladas de alimentos em cestas básicas (8.406 unidades) e 576.800 litros de água potável.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A nova etapa da operação conta com o repasse, pelo governo federal, de R$ 3,6 milhões, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Conforme a gestão municipal, a nova ação contemplará um número maior de famílias em relação à primeira fase, quando 77 comunidades foram atendidas, dado o agravamento da seca dos rios da região.
“Eu acredito que, entre dez e 15 dias, a gente consiga chegar às 81 comunidades. Vamos voltar onde já estivemos. Tanto a zona ribeirinha quanto a área terrestre serão visitadas nesse trabalho que nós ampliamos”, destacou o prefeito da cidade, David Almeida.
Os trabalhos serão capitaneados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec).
David Almeida também destacou que uma terceira fase da operação não está descartada, uma vez que o rio Negro voltou a descer, após um período de cheia, conhecido como “repiquete”.
Seca no Rio Negro
No cronograma da Sepdec, 854 famílias, residentes em 16 comunidades às margens do Rio Negro, receberão o benefício ainda nesta semana, nos primeiros dias da segunda fase da operação.
Dentre elas, Nova Esperança do Apuaú, Santa Isabel do Acariquara, Coração de Maria, Maravilha e Nova Esperança do Cuieiras.
RELACIONADAS
+ Seca no AM: calhas do Alto Solimões e Rio Negro sobem no fim de semana
+ Seca no AM: Manaus inicia segunda etapa da operação ‘Estiagem’