O nível do Rio Negro chegou a 17,06 metros em Manaus, nesta segunda-feira (25), segundo dados da medição do Porto de Manaus.

A marca já é a 10ª seca histórica registrada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

É o que confirmou Jussara Socorro Cury Maciel, pesquisadora responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas, em entrevista no Programa Agora.

“A vazante ainda está em curso, então no momento ela está nessa característica de descidas acentuadas. […] Há uma tendência em que essa vazante fica entre as dez maiores”, comentou.


Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Veja vídeo:

A seca só entra em situação de emergência quando está abaixo do limite de 16 metros.

A seca histórica em Manaus foi registrada quando o Rio Negro marcou 13,63 metros em 2010 e é considerada sua maior seca em cem anos.

Os dados são de estudos publicados pelo cientista climático José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na revista americana Geophysical Research Letters.

O artigo revela ainda que a seca de 2010 foi a mais severa desde que as medições hidrológicas foram instaladas no Rio Negro, em 1903.

Confira o comportamento das estações fluviométricas no Amazonas:

Bacia do rio Branco

O rio Branco em Boa Vista apresentou descidas regulares ao longo da semana, mas os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade e próximo do intervalo das mínimas para o período.

Em Caracaraí, o Branco continua em recessão e os níveis registrados ainda são considerados normais para a época.

Bacia do Rio Negro

Ao longo da semana, o Rio Negro em São Gabriel da Cachoeira apresentou pequenas subidas.

Já em Tapuruquara e Barcelos, o rio desceu com menos intensidade, contudo os níveis registrados nestas estações estão abaixo da faixa da normalidade e próximo do intervalo das mínimas para esta época do
ano.

Em Manaus, o Rio Negro apresentou descidas médias diárias de 33 cm e os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período.

Bacia do Rio Solimões

O rio Solimões continua em processo de vazante, em Tabatinga apresentou descidas no início da semana e atingiu a cota de -43 cm no dia 21/09/2023, até o momento a segunda maior vazante já registrada para esta estação, onde os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período.

Em Fonte Boa, o rio apresentou descidas regulares, já em Itapéua e Manacapuru o Solimões continua com descidas acentuadas e os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade.

Bacia do Rio Purus

O rio Acre em Rio Branco apresentou oscilações ao longo da semana, já em Beruri, o rio Purus segue com descidas acentuadas e registra níveis abaixo da faixa da normalidade.

Bacia do Rio Madeira

O rio Madeira em Humaitá iniciou a semana com pequenas subidas, mas voltou descer nos registros mais recentes, apresentando cotas no limite da faixa da normalidade para a época.

Bacia do Rio Amazonas

Nesta semana, o rio Amazonas apresentou descidas mais acentuadas nas estações do Careiro da Várzea e Itacoatiara, onde os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período.

Em Parintins, o rio apresentou descidas médias de 19 cm e os níveis apontados estão no limite da faixa da normalidade para época.

RELACIONADAS

+ Seca no AM: trecho de viagem aumenta de 15 min para 1 hora em Alvarães

+ Seca castiga interior e mais de 688 famílias estão isoladas em Alvarães-AM

+ Seca pode reduzir 40% da capacidade de navegação no rio Amazonas

+ Seca dos rios avança e deixa centenas de estudantes sem aula no AM