Ícone do site Portal Norte

Seca no AM: rio Negro desce 59 centímetros nas primeiras semanas de julho

Rio-Negro-2

Desde o início da seca, o rio Negro desceu cerca de 64 centímetros - Foto: Alex Pazuello/ Secom/AM

A descida do rio Negro acelerou durante as primeiras duas semanas de julho. Do dia 1º até esta terça-feira (16), o nível do rio caiu 59 centímetros, conforme a medição do Porto de Manaus.  

O rio Negro marcou, nesta terça-feira (16), 26,26 metros, cinco centímetros a menos em comparação com o dia anterior. A partir do dia 14 de julho, o nível do rio passou a descer diariamente cinco centímetros.   

O nível atual é menor frente ao mesmo período do ano passado. No dia 16 de julho de 2023, a cota era 27,54 metros.  

Desde o início da seca, o rio Negro desceu cerca de 64 centímetros. A redução do nível do rio iniciou mais tarde em relação ao ano passado, quando o estado do Amazonas enfrentou uma seca histórica.  

Em 2023, o rio desceu 1 centímetro em 17 de junho. Já primeira queda registrada do rio Negro em 2024 foi em 23 de junho, quando o nível caiu 1 centímetro e atingiu 26,84 metros. 

Conforme as previsões do Governo do Amazonas, o estado deve enfrentar nos próximos meses a maior estiagem da história.  

Seca em 2023

A forte seca afetou duramente muitas comunidades no Amazonas em 2023. Famílias ficaram completamente isoladas e enfrentaram dificuldades para acessar água potável, transporte e alimentos.

A redução dos níveis dos rios impactou empresas que dependem de transporte fluvial. Essa redução dificultou a navegação e interrompeu o fluxo de mercadorias e matérias-primas.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile