O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Nascimento, destacou que a seca severa deve prejudicar o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus. No entanto, garantiu que “não haverá risco de desabastecimento” das indústrias.

A fala foi feita na segunda-feira (15) na sede da EletrolarShow. Ele também expressou preocupação com a demora nos processos de licitação para a dragagem dos rios necessários para o transporte de produtos.

Nascimento salientou que apesar de já haver uma empresa vencedora para a dragagem do Rio Solimões, o governo ainda não iniciou os trabalhos, que deveriam começar em agosto.

As ações para prevenir o desabastecimento, de acordo com Nascimento, estão sendo feitas pelo governo juntamente com as empresas.

Além da dragagem, a transição dos produtos pode ser feita via balsas, deslocando-os entre portos.

Apesar da assegurar que não deve acontecer desabastecimento na região, ele também afirmou que as mudanças climáticas podem aumentar a demanda e prejudicar o abastecimento em outras regiões.

Além do Amazonas, o Rio Grande do Sul foi recentemente afetado por eventos extremos com fortes chuvas e inundações.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.