Ícone do site Portal Norte

Seca no Amazonas não deve provocar desabastecimento, diz Eletros

Seca desabastecimento Amazonas

Presidente da Eletros garantiu que não haverá que "não haverá risco de desabastecimento" das indústrias- Foto: Michael Dantas / AFP

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Nascimento, destacou que a seca severa deve prejudicar o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus. No entanto, garantiu que “não haverá risco de desabastecimento” das indústrias.

A fala foi feita na segunda-feira (15) na sede da EletrolarShow. Ele também expressou preocupação com a demora nos processos de licitação para a dragagem dos rios necessários para o transporte de produtos.

Nascimento salientou que apesar de já haver uma empresa vencedora para a dragagem do Rio Solimões, o governo ainda não iniciou os trabalhos, que deveriam começar em agosto.

As ações para prevenir o desabastecimento, de acordo com Nascimento, estão sendo feitas pelo governo juntamente com as empresas.

Além da dragagem, a transição dos produtos pode ser feita via balsas, deslocando-os entre portos.

Apesar da assegurar que não deve acontecer desabastecimento na região, ele também afirmou que as mudanças climáticas podem aumentar a demanda e prejudicar o abastecimento em outras regiões.

Além do Amazonas, o Rio Grande do Sul foi recentemente afetado por eventos extremos com fortes chuvas e inundações.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile