Com o início da seca que pode ser histórica no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou uma capacitação voltada aos profissionais de saúde que devem participar de visitas técnicas nos municípios do estado em situação de emergência.

O treinamento ocorreu, na terça-feira (17), no auditório da FVS-RCP, com o objetivo de compartilhar experiências e orientar sobre as atividades a serem desenvolvidas nas cidades mais afetadas por doenças e outros problemas de saúde.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que essa iniciativa faz parte do plano de contingência do Governo do Amazonas para mitigar os impactos da estiagem. Segundo ela, a SES-AM tem enviado medicamentos e insumos e está em colaboração com a FVS para monitorar as áreas mais vulneráveis.

Segundo Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, as equipes de saúde estão seguindo um roteiro detalhado de visitas, e avaliam cuidadosamente o cenário para identificar riscos e orientar estratégias de redução de danos e melhoria da assistência à saúde.

As capacitações abrangem áreas como planejamento, emergências em saúde pública, vigilância hospitalar, qualidade, entre outras.

As visitas aos municípios estão programadas para os dias 21 e 22 de julho e incluem inicialmente Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Guajará, Itamarati, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.