Em entrevista ao Portal Norte nesta terça-feira (02), o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Cel. Vinicius Almeida, fez um balanço do índice de criminalidade na capital e interior.

Segundo o secretário, em 2023 o Amazonas teve uma redução de 6% na taxa de criminalidade. 

“Nós estamos melhorando bastante e esse ano continuamos mantendo a segurança pública. A taxa diária no estado não chega a 3 pessoas, a intenção é de que não morra ninguém, mas infelizmente 80% das vítimas que morrem no estado do Amazonas estão envolvidas com o tráfico de drogas”, disse Vinicius Almeida.

Somente neste primeiro semestre, mais de 140 milhões de drogas foram apreendidas, gerando 9 milhões de prejuízos ao tráfico de drogas.

” Isso é histórico, a taxa de redução de índices é bem melhor, nós temos trabalhado muito juntamente com a polícia militar e civil que trazem segurança para todos nós no dia a dia”, destacou o Cel. Vinicius.

Combate ao narcotráfico

O setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) trabalha intensamente com apreensões de drogas para não deixar entrar no Amazonas e passar para o restante do país.

“Esse ano ainda temos muitas ações a serem realizadas, no meio do ano teremos os novos alunos da Polícia Militar reforçando o policiamento e novos equipamentos para o sistema de segurança no estado, teremos resultados ainda melhores como tivemos no primeiro semestre”, destacou o secretário.

Conforme o secretário, os bairros de Manaus que têm uma atenção maior na questão da segurança em relação aos índices de criminalidade são o Jorge Teixeira, Novo Aleixo, Cidade de Deus e Compensa.

Operação Impacto

A Operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o estado, com ações que objetivam contemplar todas as zonas e bairros da capital amazonense.

Índice de criminalidade no interior

Segundo o secretário, a Secretaria de Segurança Pública tem tratado de forma frequente a questão de segurança no interior.

“Porém, a fronteira precisa ser tratada por quem tem responsabilidade por ela, o governo federal, e nós temos destacado muito sobre isso, inclusive dia 9 estarei em Brasília para conversar sobre essa questão, pois o governo precisa nos garantir que essa droga não entre na fronteira”.

Investimentos na segurança pública 

 Sobre o investimento na segurança pública na capital, a secretaria espera um investimento de 100 milhões. “Nós temos garantido 50 milhões, mas estamos esperando a outra parte da verba federal e esse é o motivo pelo qual estamos indo a Brasília, pois pretendemos chegar a um investimento de 100 milhões na segurança pública do estado”, finalizou o secretário.