As inscrições para o Provão Eletrônico nos municípios de Itacoatiara e Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, começaram nesta segunda-feira (20).

A iniciativa busca oportunizar a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio àqueles que estão fora do período regular de ensino.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), os interessados podem matricular no site do Exame Supletivo ou de forma presencial nos respectivos municípios.

O período de matrículas para o provão segue aberto até o próximo sábado (25), conforme a pasta.

As provas serão realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

Inscrições presenciais

Para realizar as inscrições de maneira presencial, os estudantes devem se dirigir às Coordenadorias Regionais de Educação dos seus respectivos municípios.

Em Santo Antônio do Içá, as matrículas também acontecem na Secretaria Municipal de Educação da localidade.

As provas serão realizadas no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Maskell, em Itacoatiara, e na própria Secretaria Municipal de Educação, em Santo Antônio do Içá.

RELACIONADAS

+ Ifam oferta 740 vagas em cursos de graduação e pós, no Amazonas

+ Matrículas da Educação de Jovens e Adultos são prorrogadas em Manaus

+ Sisu: Ufam e Ifam vão ofertar mais de 2,5 mil vagas no Amazonas

Outras cidades

Segundo a gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), a expectativa é de que o Provão seja realizado em 15 municípios do interior até o final do primeiro semestre deste ano, com 6 mil vagas disponibilizadas.

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais.

Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

Sobre o provão

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente.

Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte.

E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. 

Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail [email protected], ou na coordenadoria regional de educação do seu município.

Em 2022, mais de 12 mil alunos do interior do estado realizaram o Provão Eletrônico.