A Seleção brasileira de Vôlei anunciou nesta terça-feira (10), que Giuliano Ribas, o Juba, como é conhecido, vai ser o novo técnico do time, nos Jogos Pan-Americanos.
A competição vai ocorrer em Santiago, no Chile, a partir do dia 20 de outubro.
Juba substitui Renal Dal Zotto, que pediu demissão após a classificação da equipe para as Olimpíadas de Paris 2024.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O novo técnico, formado em Educação Física, com quase 30 anos de experiência no voleibol, vai ter Ricardo Tabach e Maurício Thomas como auxiliares.
Esse não vai ser o primeiro contato do técnico com a seleção, em 2019 Juba comandou o time em dois amistosos contra a Argentina em El Calafate.
Juba também já atuou como técnico, auxiliar, analista de desempenho e supervisor na seleção brasileira.
O técnico começou sua carreira do esporte como analista de desempenho, e em 2001, passou a ser auxiliar da estatística de Roberta Giglio no Rexona/Ades (PR), comandado por Bernardinho.
Trabalhou também com o vôlei de praia, com a dupla Ricardo/Emanuel que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
Voltou para as quadras em 2010 na comissão técnica de Bernardinho, como auxiliar técnico.
Em 2016, foi novamente campeão olímpico nos Jogos Rio 2016.
Juba participou de cinco Jogos Olímpicos, dois na praia e três na quadra, além de ter participado da conquista de títulos da seleção adulta como o Campeonato Mundial de 2006, o Pan-Americano de 2011, Copa dos Campeões de 2013, Copa do Mundo de 2019 e Liga das Nações de 2021.
RELACIONADAS
+ Brasil vence Itália e carimba ida as Olimpíadas de Paris
+ Brasil supera Cuba e assume 2º lugar no Pré-Olímpico de vôlei