Um selo postal com um soldado mostrando o dedo do meio ao navio de guerra ‘Moskva’ foi lançado pela Ucrânia. A imagem foi escolhida por usuários de redes sociais.

O navio era um das principais embarcações pertencente a frota russa e afundou na quinta-feira, 14.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O selo havia sido anunciado no mês passado, mas só entrou em circulação nesta semana – com um um milhão de unidades lançadas, de acordo com o correio ucraniano, ‘Ukrposhta’.

A criação do selo é uma homenagem ao soldado ucraniano Roman Grybov, que no primeiro dia da invasão russa ao país, estava em serviço na Ilha da Cobra, no Mar Negro.

Junto a outros soldados, xingou militares russos a bordo do ‘Moskva’, que se aproximava do local. Os soldados da Rússia ordenaram aos ucranianos que se rendessem, e os militares da Ucrânia responderam com o xingamento. Em resposta, o navio russo, então, bombardeou a ilha.

Inicialmente, a informação era de que todos os ucranianos envolvidos no incidente haviam morrido.

Porém, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esclareceu que alguns dos soldados haviam sido, na verdade, capturados pelas forças russas e depois, foram libertados em uma troca de prisioneiros, entre eles, Grybov.

O correio ucraniano afirmou que a resposta dos soldados “tornou-se um símbolo de coragem e espírito indomável do povo ucraniano na luta contra a Rússia”.

“Estou certo de que os ucranianos e os nossos amigos de fora terão todo o prazer em receber cartas com este selo postal. E hoje lembramos mais uma vez aos invasores que eles devem sair imediatamente de nossa terra e seguir seu navio”, disse Igor Smelyansky, diretor-geral da Ukrposhta.

Segundo Kiev, o ‘Moskva’ foi atingido por um míssil ucraniano, o que a Rússia nega – o país afirma que a explosão foi causada por um acidente com uma munição da própria embarcação. Segundo a agência Interfax, toda a tripulação, de cerca de 500 pessoas, foi retirada.

_________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS