A cidade de Manaus conta atualmente com 24 creches públicas atendendo cerca de 5 mil crianças, de 1 a 3 anos de idade. A demanda real por esses locais é quase 30 vezes o número de vagas disponíveis, segundo o Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

De acordo com o MP/AM, a demanda reprimida por creches em Manaus chega a 149.735.

A capital também conta com 108 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), que atendem mais 800 crianças na fase de creche. As informações são da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Sem acesso a ofertas na rede pública, poucos são os pais que dispõem de recursos financeiros para levar os filhos a creches particulares.

Em média, matricular uma criança em uma instituição privada de Manaus demanda gastos que oscilam de R$ 600 a R$ 2 mil por mês, dependendo da localidade.

O Portal Norte de Notícias conversou com mães que relataram o drama e desafio de conseguir trabalhar ou estudar e ainda achar um local para deixar os filhos.

A recepcionista Chara Maciel, 32, é uma que reclama da dificuldade para conseguir vaga para a filha de 3 anos de idade.

“Quando eu morava no Japiim, a creche mais próxima era em [bairro] Petrópolis, tentei vaga e não consegui. Agora que estou morando no São José, inscrevi minha filha no sorteio que a prefeitura realizou, mas ela não foi contemplada”, lamenta a mãe.

Chara falou que recentemente conseguiu uma vaga em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Japiim, mas não é de tempo integral e é longe de onde ela está morando atualmente.

“É uma situação difícil, precisamos dessa ajuda devido ao trabalho. Penso que para aqueles que não tem uma pessoa de confiança para cuidar de seus pequenos deve ser mais ruim ainda. A escola é um direito de todos e um dever do estado nos fornecer esse apoio e infelizmente não temos”, disse.

A estudante Hosana da Costa, 22, também não conseguiu vaga para o filho de 3 anos. Ela mora no bairro Mauazinho.

“Nas últimas duas semanas que tive aula presencial eu não fui, porque não tinha com quem deixar meu filho. Hoje eu fui com ele, mas o diretor disse que eu não podia levar. Até porque seria injusto com outras mães. Na semana que vem vou ter que ver alguém pra ficar com ele”, disse a estudante.

No plano de governo da atual gestão do município, uma das metas estratégicas é aumentar em no mínimo 50% as vagas para crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas.

À reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o prefeito de Manaus Davida Almeida (Avante) vai entregar até o fim deste ano outras 6 unidades de ensino da Educação Infantil.