Manaus contará com mais vagas para creches, para as turmas de maternal 1, 2 e 3, em 2024.

A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Educação, Dulcinéa Ester Pereira de Almeida, em entrevista para o Portal Norte, nesta segunda-feira (30).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As vagas serão disponibilizadas após a inauguração de quatro novas creches na capital amazonense até janeiro do ano que vem.

“A gente tem mais quatro creches prontas para iniciarem ano que vem, três na Zona Norte e uma na Zona Leste. As novas creches estão localizadas na Vila da Felicidade, em uma área da Marinha. Na Zona Norte, as creches estão localizadas nos bairros Cidade de Deus, Viver Melhor e Santa Etelvina”, comentou.

Creches em 2023

Neste ano foram ofertadas 1.380 vagas para as turmas de maternal 1, 2 e 3, nas quatro unidades de ensino.

Do total de vagas, 612 foram para unidades escolares municipais e 768 vagas à unidade do Sesi.

Fotos – Semcom / Arquivo

Matrículas 2024

A secretária relatou que a previsão de quantidades de vagas para a rede municipal será vista em uma reunião nesta segunda.

“Nós temos na rede [municipal] cerca de 250 mil alunos matriculados. A gente sempre abre algumas novas vagas, pois os alunos do nono ano, migram para o ensino médio. Sobre a previsão de um número certo de vagas, a gente tem hoje à tarde às 15 horas uma reunião com o sistema de matrículas para nós estudarmos esses números”, comentou.

Em 2023, foram ofertadas 68.950 mil novas vagas para o ensino fundamental na rede municipal.

Fotos – Mário Oliveira/ Semed
Foto: Arquivo/Semcom

Avaliação SAEB

As escolas da Semed realizarão o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) neste ano.

A avaliação terá a participação de mais de 34 mil alunos das escolas municipais.

A Semed realiza, desde março, atividades voltadas à preparação dos alunos para o Saeb.

O Educa+Manaus fez o diferencial para essa preparação com simulados, 6º tempo, formações específicas, sequências didáticas, acompanhamento familiar e o viradão Saeb.

“Nós fizemos o programa que estamos aplicando desde março, chamado Educa Mais, porque a cada dois anos essas avaliações acontecem e a gente precisou dar um ‘up’ nas nossas crianças. Sempre foi a nossa intenção melhorar a qualidade e mostrar para eles que eles podem, eles conseguem, que a semente é plantada agora e o futuro deles é hoje, porque a gente está plantando a semente, que eles vão colher daqui a pouco. A gente teve aulas no sexto tempo, programações específicas com viradão, com simulados, acompanhamento familiar também, porque a gente sabe que o sistema de aprendizagem, se a gente não tiver a família junto, reforçando aquilo que a gente faz na escola, é a família reforçando, envolvendo, sempre é muito melhor”, destacou.

RELACIONADAS

+ Provas do SAEB são aplicadas para 6.617 alunos em Boa Vista

+ Semed divulga processo seletivo para contratar professores em 2024

+ Inicia inscrição de voluntários do ‘Tempo de Aprender’ em Manaus