O Seminário Inova Saúde Indígena será realizado na segunda-feira (17) e terça (18) pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

O evento tem a finalidade de promover o debate e o intercâmbio de experiências entre projetos do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, voltados ao fortalecimento do atendimento à saúde indígena nas cidades e aldeias amazônicas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O primeiro dia de evento será na sede do ILMD e o segundo dia ocorrerá no Parque das Tribos, no Tarumã Açu, Zona Oeste de Manaus.

No Parque das Tribos, residem atualmente cerca de 2,8 mil indígenas de etnias diversas.

O objetivo é reunir coordenadores de projetos e o público-alvo do seminário para discutir estratégias de vigilância em saúde indígena nos contextos urbano e das aldeias na Amazônia.

No parque a organização espera reunir com alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, lideranças indígenas, representantes de organismos não-governamentais e dos governos municipal, estadual e federal.

RELACIONADAS

+ SNCT 2022: Fiocruz leva ciência, tecnologia e arte para escolas públicas

+ MJSP autoriza apoio da Força Nacional a Funai em ações na Terra Indígena Apyterewa, no Pará

+ Justiça determina que União e Funai enviem alimentos a indígenas atingidos pelas enchentes

Programação

O evento será composto por painéis e mesas-redondas com temas variados. O começo da programação será com o lançamento dos vídeos “Projeto Manaós” e “Fortalecendo o Controle Social Indígena”.

O primeiro painel, às 9h30, abordará o tema “Referência e contrarreferência de pacientes do Ambulatório de Saúde Indígena do Hospital Universitário de Brasília”, cuja abordagem será feita pela professora-doutora Graça Hoefel, do PPG Saúde Coletiva da UnB.

Prevista para às 10h, a mesa-redonda “Iniciativas de Pesquisa e impactos na vida dos indígenas na Amazônia” contará com a apresentação dos projetos Manaós: Saúde Indígena nas Cidades, Caminhos do Controle Social e a Saúde Indígena e Inovando a Vigilância de Envenenamento por Serpentes em Populações Indígenas.

Em seguida, ocorrerá a roda-de-conversa Diálogos e Impressões dos Projetos na Visão dos Indígenas com lideranças indígenas e representantes de instituições públicas.

Em seguida, ocorrerá o lançamento do edital do livro “A Saúde Coletiva na Amazônia: redes de pesquisa, formação e situações de saúde e condições de vida”.

No segundo dia do seminário, durante a visita ao Parque das Tribos, acontecerá a oficina “A Vida como ela é…”, com a participação dos especialistas convidados, recebidos pela liderança indígena Lutana Kokama, e a coordenadora de Saúde Indígena da Semsa Manaus, Graciete Carvalho.