A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou 75 empresas concessionárias de energia elétrica a comprovarem que as faturas enviadas aos consumidores contêm informações claras sobre os valores cobrados.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Notificadas nesta quinta-feira, 28, as empresas têm até 5 dias para responder, apresentando um modelo da fatura.
Se não fornecerem as informações requisitadas, comprovando a adequação das contas, as concessionárias poderão responder a processos administrativos e, se condenadas, receber multas individuais de até R$ 13 milhões.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Senado aprova proposta que pode reduzir conta de energia elétrica
+ Senado aprova PL que prevê devolução de cobranças indevidas na conta de luz
+ Tarifa Social: saiba quem tem direito e como adquirir o desconto na conta de luz
___________________________________
Em nota, a Senacon disse que a iniciativa busca apurar se as contas de energia descrevem corretamente os valores de tarifas, impostos, contribuições, adicionais cobrados quando aplicadas as bandeiras tarifárias, dentre outras informações essenciais à compreensão da fatura pelo consumidor.
Também será apurado se há discriminação correta dos valores relativos à energia, tarifa de uso do sistema de distribuição (Tusd), tarifa de uso do sistema de transmissão (Tust) e as tributações incidentes.
A lista de empresas notificadas está disponível no site do Ministério da Justiça.
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS