O Senado aprovou nesta terça-feira (12) as indicações do governo para as embaixadas brasileiras na Venezuela e Guiana.  

Após passar por sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado na manhã desta terça-feira, Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins assumirão as chefias das missões diplomáticas em Caracas e Georgetown, respectivamente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ato acontece em momento de tensão entre os dois países vizinhos, com a Venezuela anunciando ter anexado o território de Essequibo, pertencente à Guiana.  O presidente venezuelano Nicolás Maduro já tomou providências como nomear um governador para o que seria o “novo” território e divulgar mapa da Venezuela já com esta porção incorporada.

Está agendada para esta quinta-feira (14), um encontro de Maduro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para tratar da questão.  Convidado para participar da reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.  

O presidente Ali não descarta a instalação de uma base americana na Guiana, para ajudar a defender o país de um eventual ataque venezuelano.

RELACIONADAS

+ Senador pede que Brasil pacifique a relação entre Guiana e Venezuela

+ Amorim vai representar Lula em reunião com Maduro e Irfaan Ali