A Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal realizará, nesta quinta-feira (4), a audiência pública para debater sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).

Na última sessão, ocorrida na última terça-feira (25), o texto do projeto recebeu muitas críticas dos parlamentares presentes e também de especialistas.

Discussão sobre o texto

Para a discussão, a comissão contará com a presença da promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Marilda Fontinele. Além dela, o arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer também participará do debate.

Durante a primeira sessão, o PPCub recebeu duras críticas de senadores, especialistas e também docentes, que apontaram para os impactos negativos do plano na capital.

Segundo a presidente do colegiado, senadora Leila Barros (PDT-DF), os moradores de Brasília devem “rejeitar qualquer tentativa de mercantilizar Brasília ou comprometer o ordenamento territorial em prol de interesses econômicos irresponsáveis”.

Além disso, o deputado distrital Fábio Félix (Psol), também presente, afirmou que o discurso de defensores do PPCub é algo cretino. De acordo com Fábio Félix, o objetivo de democratizar a região central de Brasília é uma afronta a cidade.

PPCub

Aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), no dia 19 de junho, o PPCub abrange várias regiões da cidade e estabelece regras para cada setor. Ademais, alguns trechos do texto foram vetados pelo governador do DF, Ibaneis Rocha após várias críticas.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.