O Senado Federal deve instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da mina 18 da Braskem, em Maceió (AL), que corre o risco de colapsar.

A CPI foi sugerida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e a legenda foi a única a indicar líderes, até o momento, para instauração da Comissão.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“A custódia tem de ser do Estado. Foi por isso que propus a CPI da Braskem, uma CPI técnica e objetiva, para averiguar com base nos documentos a responsabilidade jurídica nas reparações”, declarou Calheiros neste domingo (3) nas redes sociais.

O senador pediu também que a mineradora disponibilize espontaneamente todos os documentos relativos aos últimos anos de atuação e referentes à tragédia.

“A culpada pela tragédia não pode ser a guardiã das provas que podem elucidar a responsabilidade na alta gestão sobre o que aconteceu”, concluiu o senador.

O objetivo da Comissão é investigar as ações e responsabilidades da mineradora na exploração de sal-gema que podem ter afetado bairros na cidade, colocando-os em risco de desabamento.

RELACIONADAS

+ Parlamentares cobram da Braskem explicações sobre colapso de mina

+ Sala de Situação do MME monitora instabilidades geológicas AL