Nesta terça-feira (9), o Senado Federal reconheceu o festival folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional.

A proposta segue para sanção presidencial.

A Comissão de Educação votou o texto de forma nominal, por unanimidade, com 15 votos “sim”. Não foi necessário levar a votação ao plenário do Senado, pois estava em tramitação terminativa.

Com isso, o festival se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país.

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) propôs o projeto para tornar a expressão artística, símbolo da região Norte, em manifestação cultural nacional. 

No Senado Federal, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) relatou o projeto.

“Recordemos que a Constituição da República , em seu artigo 215, atribui ao estado o dever de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, além de proteger aquelas fruto das culturas populares” , diz o relatório aprovado.

Em seu relatório favorável Plínio ressaltou que o complexo cultural do Boi Bimbá do Médio Amazonas e Parintins é uma celebração que reúne vários elementos.

Ele citou as expressões lúdico-artísticas que englobam dimensões cênicas , plástico-coreográficas e melódico-percussivas.

Plínio disse ser impossível descrever as belezas impressionantes do festival de Parintins.

“Eu tive o prazer de relatar e a oportunidade de falar que enfim chegou o reconhecimento do festival de Parintins , festa muito bonita já reconhecida internacionalmente . Só acrescentei no projeto do Alberto Neto uma emenda para garantir o financiamento público ao nosso festival”, destacou. 

“O Festival não é mais só de Parintins , é do Amazonas. Muito feliz de ser o relator dessa matéria”,  comemorou Plínio.

Vista aérea do Bumbódromo e da cidade - Foto: Aguilar Abecassis/AGIF/Estadão Conteúdo
Vista aérea do Bumbódromo e da cidade de Parintins em 2024 – Foto: Aguilar Abecassis/AGIF/Estadão Conteúdo

Festival

O Festival de Parintins, o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, apresenta a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, com mais de 50 anos de história.

O evento começou para arrecadar doações para uma igreja e agora, com a nova lei, é reconhecido como a 13ª manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial do Brasil. 

O Boi Garantido, criado por Lindolfo Monteverde, defende as cores vermelho e branco e tem 32 vitórias; o Boi Caprichoso, fundado pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid, usa azul e branco e possui 26 vitórias.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.