O Senado Federal vai realizar nesta segunda-feira (22) uma sessão especial para celebrar o 64º aniversário de Brasília. A capital federal faz aniversário neste domingo, 21 de abril.
Os requerimentos, para realização da sessão, foram apresentados pelos senadores do Distrito Federal, Leila Barros (PDT) e Izalci Lucas (PL).
Izalci evidenciou o título que Brasília recebeu de Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1987.
“Brasília comemora os seus 64 anos em 21 de abril de 2024. A Capital do Brasil foi o primeiro núcleo urbano, construído no século XX, considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, da UNESCO”, ressalta Izalci em seu requerimento (RQS 1128/2023).
Leila Barros destaca a arquitetura, urbanismo e também sobreleva os valores históricos da cidade no seu requerimento (RQS 58/2024)
“Idealizada ainda no final do século 19, sonhada por Dom Bosco, planejada e desenhada por Lúcio Costa e Oscar Nyemeyer e realizada por Juscelino Kubitschek, Brasília celebra em 21 de abril de 2022, 64 anos de existência.
A capital de todos os brasileiros, ícone da arquitetura e urbanismo, completa mais um aniversário. E o que antes foi um sonho distante, iniciado com a Missão Cruls, se transformou numa cidade considerada patrimônio mundial pela Unesco, possuidora da maior área tombada do mundo”, diz a senadora.
A parlamentar destaca ainda o fato de Brasília ter se tornado a terceira maior unidade da federação do país em apenas pouco mais de seis décadas.
“Brasília se transformou em uma cidade grande, a terceira mais populosa do país, com mais de 3 milhões de habitantes, com uma área metropolitana que possui a quinta maior concentração populacional do país, com mais de 4,2 milhões de pessoas”, diz.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o DF tem uma população superior a 2,8 milhões de habitantes, ficando atrás apenas de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ).
A sessão especial está marcada para às 10h.