O senador Alan Rick (União-AC) criticou a possibilidade de descriminalização do porte de drogas. Ele afirmou que a população brasileira é contrária a qualquer tipo de flexibilização em relação às drogas.

O assunto foi tratado após senadores pedirem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que a Casa vote a PEC das Drogas.

“Qualquer tipo de possibilidade de que o Brasil retroceda do ponto de vista de permitir que traficantes possam ter mais acesso ao comércio de drogas, uma vez que, quando se estabelecem, inclusive, quantidades”, disse o senador Alan Rick.

Sobre a diferença entre usuário e traficante, o senador disse que a autoridade policial sabe “discernir” e que o usuário já não é punido pela lei atual. “Não há mais a punição de encarceramento do usuário”, disse.

Em 2023, Alan Rick já havia criticado o debate no STF. Segundo ele, “a descriminalização de drogas ilícitas será um desastre para o Brasil, pois favorecerá o tráfico e contribuirá para a destruição de famílias”.

STF

O STF suspendeu na quarta-feira (6) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. A data para retomada do julgamento não foi definida.

O STF julga a possibilidade de descriminalizar o porte de drogas e a quantidade a ser definida como usuário e traficante.