A Ação que pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Jorge Seif Júnior (PL-SC) será retomada na terça-feira (30) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nas últimas semanas, o senador se mobilizou para articular com políticos próximos aos ministro do TSE sobre sua inocência. Seif tem procurado senadores e deputados para criar estratégia de argumentação nos gabinetes do TSE.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem atuado na mediação e feito a ponte com o ministro Moraes para tentar evitar a cassação.

Entenda

Seif é acusado de abuso de poder econômico durante campanha eleitoral em 2022. Segundo a ação, o senador teria usado transporte aéreo das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, para se beneficiar na campanha.

Nas redes, Jorge ressalta as duas absolvições do caso e afirma que acredita que seu mandato não via ser cassado. “Não há provas, não há irregularidade”, diz do senador.

Em 2023, o senador bolsonarista foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas a decisão foi questionada pelo TSE.