Ícone do site Portal Norte

Senador quer isentar tarifa de luz para vítimas de enchentes

Projeto no Senado prevê isenção na tarifa de luz para vítimas de enchentes

Projeto no Senado prevê isenção na tarifa de luz para vítimas de enchentes

No Senado, a Comissão de Infraestrutura vai analisar o projeto que dá isenção da tarifa de energia aos tingidos por enchentes e alagamentos.

A proposta é do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e prevê isenção por até 3 meses após o desastre.

O senador pretende que os atingidos, além dos danos materiais sofridos, não precisem enfrentar dificuldades burocráticas para obter a isenção da tarifa.

“Com o objetivo de reduzir a burocracia e aumentar a sua efetividade, propomos que os laudos de lavra da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros Militares sejam suficientes para comprovar os danos, cabendo ao consumidor apenas informar o ocorrido às concessionárias e permissionárias do serviço público”, diz o senador.

Chuvas

O senador lamenta o fato de as tragédias causadas pelas chuvas serem uma rotina no Brasil. 

“Ainda que não se possa controlar o volume e a frequências das chuvas, cabe à administração pública tomar as medidas eficazes para impedir, ou ao menos mitigar, os danos causados por esse fenômeno natural. A realidade, contudo, evidencia que, em regra, essas medidas não são adotadas pelo poder público”. 

No Rio Grande do Sul, temporais deixaram 13 mortos e 21 desaparecidos. O grande volume das chuvas e dos rios causou estado de calamidade do Estado. Ao todo, foram registrados problemas em 134 municípios.

Sair da versão mobile