Uma pesquisa realizada pela Serasa indicou um cenário otimista entre os consumidores brasileiros.
Realizado em dezembro, o estudo buscou interpretar os impactos emocionais do volume recorde de negociações de dívidas em 2022.
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Em recuperação dos efeitos da pandemia na economia brasileira, as expectativas em relação às finanças pessoais voltaram a aumentar.
O levantamento da Serasa, que teve o prazo de uma semana, ouviu mais de 2 mil pessoas.
Dos mais de 32 milhões de acordos no ano passado, a palavra que apareceu em 31% das respostas dos entrevistados foi “Superação”.
A palavra “Organização” aparece na sequência, com 25% das menções, bem como os termos “Motivação” e “Esperança” também ganharam destaque.
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Resultados
Entre os resultados, 45% dos consumidores que quitaram ou amortizaram dívidas iniciam 2023 com o nome limpo e com otimismo para novos planejamentos financeiros.
Para os que ainda estão inadimplentes, esse percentual de otimismo cai para 28%, conforme dados da Serasa.
Mesmo assim, 51% desses brasileiros endividados se declaram esperançosos para 2023, embora não consigam afirmar com certeza que o novo ano será melhor.
Pensando nas contas futuras, 83% dos consumidores com nome limpo acreditam pagaram no prazo.
Adimplentes
A porcentagem de 34% dos adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam continuar pagando suas contas dentro do prazo.
Com maior expectativa, 29% pensam em investir e 24% em empreender.
A taxa de entrevistados que priorizaram a saúde equivale a 26% dos quitados.
Por fim, comprar um imóvel é um planejamento de 26% da categoria.
Comparativo
De maneira geral, todas as práticas de controle financeiro adotadas recebem uma adesão maior por parte dos consumidores com nome limpo:
– Pagar as contas mesmo antes do vencimento: 51% para consumidores com nome limpo – 40% para inadimplentes;
– Fazer um planejamento familiar gastos da casa: 39% para consumidores com nome limpo – 35% para inadimplentes;
– Organizar contas e o dinheiro recebido: 28% para consumidores com nome limpo – 24% para inadimplentes.
Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para 2023.
Pelo menos 56% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas.
A porcentagem de 27% projeta cuidados com a saúde, 23% sonha em investir, 21% em empreender e 17% planejam viagem.
Renegociações e Serasa
Informações sobre ofertas de dívidas para renegociação estão disponíveis nos seguintes endereços:
- Aplicativo Serasa Limpa Nome;
- Site da Serasa;
- Telefone, pelo 0800 591 1222;
O processo é gratuito.
A renegociação também pode ser feita presencialmente em agências dos Correios, mediante apresentação de documento com foto e pagamento de uma taxa de R$3,60.
Inadimplentes em novembro na região norte:
Amazonas – 51,65% da população adulta estava inadimplente, em novembro (só perdeu para o RJ, que alcançou 52,06%)
Amapá – 51,08%
Roraima – 47,86%
Tocantins – 46,41%
Acre – 44,19%
Rondônia – 44,04%
Pará – 39,26%