Negociações salariais com as categorias de serviço público devem se intensificar nas próximas semanas. Representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), têm reuniões com três categorias já confirmadas.

Sobre os encontros, ocorrem em novo formato estabelecido pela pasta, comandada por Esther Dweck, com mesas temporárias específicas de negociação.

Ainda neste mês, a regra foi definida através de um acordo entre governo e entidades representativas. Ao todo, são 18 mesas criadas para negociação.

Além disso, 10 mesas já chegaram à acordos com os respectivos setores e oito categorias ainda negociam um desfecho.

Veja a programação de reuniões do MGI para os próximos dias:

Terça-feira (30)

  • 10h – Mesa temporária e específica sobre Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), Plano de Empregos, Carreiras e Salários (PECs) e analistas técnico-administrativos (ATAs);
  • 15h – Mesa temporária e específica da Carreira de Previdência, Saúde e Trabalho (CPST);

Quinta-feira (2 de maio)

  • 14:30h – Mesa temporária e específica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário;

Entre os setores que dialogam com o MGI, a pasta prioriza neste momento os da área educacional. O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Serviço Público Federal, Sérgio Ronaldo, disse que ainda está difícil o consenso entre o ministério e os servidores públicos.

Além da negociação salarial, as categorias também esperam que as reuniões tragam propostas sobre a reestruturação dos cargos. É o caso dos peritos federais agrários, que pleiteiam maior transversalidade na disposição dos postos de trabalho, ajustando o formato conceitual da carreira.