O presidente da Argentina, Alberto Fernández, nomeou, neste domingo, 3, a economista e oficial do governo Silvina Batakis como a nova ministra da Economia.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A nomeação acontece após a renúncia abrupta do ministro de longa data Martin Guzmán em meio a crises e tensões.
Fernández manteve reuniões durante todo o dia, inclusive com a vice-presidente, Cristina Kirchner, enquanto corria para encontrar um novo chefe da economia após a saída chocante de Guzmán, um importante aliado, abalar seu governo de centro-esquerda.
A porta-voz presidencial Gabriela Cerruti anunciou a nomeação de Batakis para o cargo. Ela havia sido ministra da Economia da província de Buenos Aires de 2011 a 2015 e liderava uma secretaria do governo.
Guzmán, de 39 anos, apresentou sua renúncia na noite de sábado, 2, em meio a crescentes tensões dentro da coalizão peronista governista sobre como lidar com a crise econômica, atenuada pela invasão da Ucrânia e pela inflação altíssima.
A saída abrupta trouxe à tona divisões profundas no governo, com uma ala mais militante em torno de Kirchner aparentando planejar um golpe na ala mais moderada sobre os planos econômicos.
_____________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS