O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) elaborou uma programação de atividades iniciadas na segunda-feira (10) até o próximo dia 20 para marcar, em nível local, a passagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022.

A SNCT é promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no período de 17 a 21 de outubro.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com o tema “Ciência Pop: Fiocruz Amazônia vai à Escola”, a programação visa levar atividades desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia, por meio de exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas, a escolas da rede pública de Manaus.

A proposta pretende popularizar a ciência e estimular o interesse das crianças e jovens pelo tema, além de abrir as portas do ILMD aos estudantes para exposições e debates acerca dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores locais.

Programação

No dia 17, será feito o lançamento oficial da programação da SNCT 2022 com a exibição do material produzido no ILMD e a preparação das exposições nas escolas contempladas.

No dia 18, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, o Ciência Pop acontecerá na Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, no Japiim, na Zona Sul.

No espaço ocorrerão as mostras “Ciência e Saúde na Amazônia”, com a exibição do vídeo Capacitação de Conselheiros Indígenas de Saúde do Distrito de Saúde Especial Indígena (DSEI) Manaus com uso das TICs (Tecnologias de Informática e Comunicação), projeto financiado pelo Programa Inova de Saúde Indígena, da Fiocruz.

Outra mostra será “Aqui Tem Ciência, Aqui Tem Fiocruz”, sobre estudos nas áreas de Malária (Caminho da Gota Espessa), Entomologia (Metamorfose dos Insetos) e Agenda 2030 da ONU (Tapetão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS).

RELACIONADAS

+ Fiocruz Amazônia faz primeiros sequenciamentos de genoma do vírus causador da Monkeypox na região norte

+ Fiocruz: novas linhagens da Ômicron avançam e favorecem reinfecções

+ Fiocruz alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças

As rodas de conversas acontecerão simultaneamente em diferentes espaços da escola sobre temas variados, entre eles, importância da vacinação, equidade de gênero da Ciência e doenças emergentes, enfocando especificamente a Monkeypox e Esporotricose.

Os alunos poderão interagir também num espaço instagramável para registros fotográficos.

No dia 19, parte destas atividades ocorrerá na Escola Estadual Ângelo Ramazotti, no Adrianópolis.

No dia 20, encerrando a programação, a Fiocruz Amazônia recebe os alunos da Ângelo Ramazotti em sua sede, no bairro Adrianópolis, com o projeto “Ciência de Portas Abertas”.

Além de conferir as exposições “Metamorfose dos Insetos” e “Vida Invisível: Conhecendo os Microorganismos”, os estudantes poderão participar de rodas de conversas ComunicaCiência e atividades lúdicas.