O número de pessoas afetadas pela seca no Amazonas subiu de 598 mil para 599 mil nesta semana, segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do Estado divulgado nesta quinta-feira (30).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Mesmo com esse crescimento de 1 mil amazonenses em situação de risco, o nível do rio segue em constante elevação. Nos últimos cinco dias, o nível do Rio Negro, em Manaus, subiu 53 cm.

De acordo com o Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, todos os 62 municípios amazonenses compostos por 150 mil famílias, permanecem em alerta.

Confira os registros das calhas dos rios:  

Calha do Negro

No alto Rio Negro em Santa Izabel do Rio Negro nos últimos 5 dias subiu 14 cm, na porção média da calha. No município de Barcelos, foi registrada uma descida de 5 cm, já em Manaus, nos últimos 5 dias houve uma elevação de 53 cm.

Calha do Juruá

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a estação de referência no rio Juruá, situado em Itamarati, desceu 25 cm. Na região mais próxima a nascente da calha, Guajará (Cruzeiro do Sul) nos últimos 5 dias subiu 74 cm e Ipixuna desceu 21 cm entre os dias 26 e 28 de novembro, devido a oscilação esperada entre as transições de estações.

Calha do Purus

Nos últimos 5 dias, a estação de referência da calha do Purus, localizada próxima a foz do rio, no município de Beruri, registrou uma elevação de 59 cm, o que é esperado no momento.

Calha do Madeira

A estação de referência da calha do Madeira localizada no município de Humaitá, registrou uma oscilação em seu nível nos últimos 5 dias, desceu 37 cm.

Calha do Solimões

Nos últimos 5 dias, a estação de referência em Tabatinga desceu 22 cm em seu nível, em Fonte Boa, registrou elevação nos últimos 5 dias de 50 cm. Já na região próxima a foz da calha, em Manacapuru, foi registrado elevação de 47 cm nos últimos 5 dias.

Calha do Amazonas

Em Itacoatiara, o nível do rio subiu nos últimos 5 dias, registrando elevação de 48 cm.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado são atualizados diariamente.

As informações são disponibilizadas pelos municípios que alimentam o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD).

Veja o boletim na íntegra:

RELACIONADAS

+ Seca no AM ainda afeta 598 mil amazonenses, segundo boletim

+ Seca no AM ainda afeta 598 mil amazonenses, segundo boletim

+ Seca AM: tabela de preços de passagens do Porto de Manaus é divulgada