A Startup amazonense EduMaker Brasil realiza, há cerca de um ano, uma iniciativa de levar robótica educacional e cultura maker para áreas de comunidades periféricas em Manaus. O principal objetivo do projeto é tornar o acesso à educação tecnológica de qualidade mais democrático.

O primeiro projeto aconteceu no Centro Educacional Soldados de Cristo (CESC), na zona leste de Manaus. O foco é na consolidação de parcerias escolares e na implementação de novos programas.

Na iniciativa, são fornecidos kits de robótica da LEGO®️ Education, tablets para programação e diversos materiais da cultura maker. Além disso, também são apresentados um currículo que combina teoria com prática.

O fundador da Startup, Jhony Abreu, comenta sobre a importância do projeto, com atuação de oito anos do programa.

“A instituição existe há oito anos e foi escolhida para maximizar o impacto social do nosso programa. O projeto foi implementado na Zona Leste por ser uma área onde eu cresci, marcando um retorno às minhas raízes com o objetivo de impactar positivamente a comunidade local. A parceria com o CESC é um vibrante exemplo de como a inovação e a tecnologia podem transformar a educação em comunidades periféricas”, afirma Jhony.

Startup leva robótica educacional para comunidades e realiza trabalho social em Manaus - Foto: Divulgação
Startup leva robótica educacional para comunidades e realiza trabalho social em Manaus – Foto: Divulgação

A escola inaugurou o clube de robótica com o objetivo de ensinar os alunos a construir e programar robôs, além de inspirar as crianças a solucionar problemas criativos e pensar de forma crítica. Noventa alunos do ensino fundamental já foram impactados pelo projeto.

Além do CESC, a Startup tem parcerias com outras instituições de ensino em Manaus. Esse modelo de ensino é fundamental para integrar a aprendizagem STEAM, que tem o objetivo de integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Expansão

A Startup iniciou as atividades com o objetivo de transformar a educação através da tecnologia, sobretudo em áreas menos favorecidas. Após o sucesso do trabalho social realizado na Cidade de Deus, a empresa se expandiu e desenvolveu um plano para chegar em outras zonas de Manaus.

“A expansão para as zonas norte e sul reflete não apenas o crescimento da startup, mas também seu compromisso em abranger uma ampla diversidade geográfica e socioeconômica, garantindo que mais estudantes tenham acesso à educação inovadora em robótica”, completa Jhony Abreu.

Ainda segundo o fundador da EduMaker Brasil, a Startup tem o objetivo de proporcionar uma educação inovadora e inclusiva e preparar os jovens para os desafios do século XXI.

Startup quer proporcionar educação inovadora e inclusiva para os jovens - Foto: Divulgação
Startup quer proporcionar educação inovadora e inclusiva para os jovens – Foto: Divulgação