A startup brasileira Eco Panplas conquistou o primeiro lugar no prêmio ambiental mais importante do mundo, o Prêmio Nobel da Sustentabilidade.

O projeto venceu na categoria “Água” na 23ª edição do Energy Globe World Award, que reconhece empresas em cinco categorias: Terra, Fogo, Água, Ar e Juventude.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No total, foram inscritos mais de 30 mil projetos sustentáveis para problemas ambientais.

O projeto brasileiro vencedor manteve 17 bilhões de litros de água potável limpos na coleta e reciclagem de embalagens de lubrificantes.

Startup Eco Panplas

A Eco Panplas criou um novo conceito para que reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante sejam descontaminadas sem a utilização de água, sem geração de resíduos e com rastreabilidade.

Conforma agência Sebreae, os resultados chamam a atenção pelos benefícios socioambientais de impacto para toda a cadeia produtiva, sociedade e meio ambiente.

A separação do óleo do plástico ocorre 100%, uma vez que a Eco Panplas produz a resina reciclada para confecção de uma nova embalagem.

RELACIONADAS

+ Comitê de inovação quer acelerar economia do AM por meio de startups

+ Ônibus elétrico para transporte público deve chegar em breve ao Brasil, diz CEO de startup

+ Petrobras lança edital de R$ 20 milhões para o 4º Módulo Startups

O óleo, no processo, também é reaproveitado, vendido para empresas recicladoras, segundo a Eco Panplas.

“Estamos apresentando ao mundo um novo conceito de reciclagem aliada a uma tecnologia e processo inovador que desenvolvemos”, disse Felipe Cardoso, CEO da Eco Panplas.

A cada 10 milhões de embalagens de óleo lubrificante processados, são recuperadas 500 toneladas de plástico reciclado e 17 mil litros de óleo.

O próximo passo é licenciar a tecnologia dentro e fora do Brasil.