Ícone do site Portal Norte

STF começa julgar mais 6 réus acusados por atos de 8/1 nesta sexta (27)

Outros seis réus acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8/1 têm voto do ministro Alexandre de Moraes (STF) para serem condenados -Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

STF julga réus acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8/1 -Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O julgamento começou com a ação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que votou para condenar mais seis réus, acusados de participar dos atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O julgamento começou à meia-noite desta sexta-feira (27) e os ministros terão até o dia 7 de novembro para registrar os seus votos sobre o caso.

Caso não haja pedido de vista ou destaque, até a data do fim do julgamento, os casos são concluídos.

A denúncia foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e as penas dos indiciados, propostas por Moraes, variam entre 14 e 17 anos de prisão.

Esses réus estão sendo acusados por cinco crimes graves, sendo eles, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Até as 5h20, apenas o ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso, votou publicamente contra os acusados.

No voto proferido por Moraes, ele fala sobre a necessidade dos réus, que depredaram as sedes dos três poderes, de pagarem o prejuízo deixado com valor estimado em R$ 25 milhões.

 “A necessidade de indenização pelos danos advindos da prática dos crimes é indiscutível nos autos”, disse o relator, afirmando que os golpistas devem pagar R$ 30 milhões pelos danos causados “ao patrimônio histórico e cultural”.

RELACIONADAS

+ STF já tem maioria para condenar mais seis réus pelos atos golpistas do 8/1

STF vai julgar mais 7 réus acusados por atos antidemocráticos

STF condena mais três réus por atos golpistas

Réus julgados até 7 de novembro

Sair da versão mobile