O ministro da Defesa, José Múcio, realizou a entrega do submarino Humaitá para a Marinha do Brasil, na manhã desta 6ª feira (12), em cerimônia realizada no Comando do 1º Distrito Naval, localizado no Rio de Janeiro. Este é o segundo submarino construído pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O programa é fruto de um acordo firmado com a França em 2008, no segundo mandato do governo Lula (PT), que prevê a construção de quatro submarinos convencionais.  O Humaitá é o segundo a ser construído.  Riachuelo, o primeiro, foi entregue em 2022.

“A entrega do 2º submarino da classe Riachuelo corresponde à conquista de uma meta tangível e que ao lado dos notáveis avanços da construção desse complexo naval e as etapas já em curso para a construção do futuro submarino com propulsão nuclear”, declarou Múcio na cerimônia de entrega.

O Humaitá tem 71,6 metros de comprimento e pesa 1.870 toneladas. A embarcação tem capacidade para acomodar uma tripulação de 35 militares e pode ficar até 5 dias seguidos imerso.