No início de 2020, a OceanGate, empresa responsável por expedições até os destroços do Titanic, anunciou que havia conseguido levantar US$ 18,1 milhões em investimentos externos.

O valor foi aplicado na construção do novo submarino modelo Titan, que acabou implodindo no mar, no domingo (18), com cinco pessoas a bordo.

A suspeita é que a tragédia ocorreu antes de o veículo chegar aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico Norte, na costa de St John’s, Newfoundland, no Canadá.

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Novo modelo

Na época, a OceanGate mencionou que a principal meta era construir dois novos submersíveis capazes de mergulhar até 6.000 metros (3,7 milhas), ou seja, mais de uma milha mais profunda do que a parte do fundo do oceano Atlântico Norte onde o Titanic “repousa”.

O CEO da OceanGate, Stockton Rush, morto no acidente, não revelou quem fez os novos investimentos, mas disse que 2020 seria um ano de reconstrução para o negócio de quase 11 anos (em 2020), com sede em Everett, em Whashington.

A empresa declarou que aproveitaria as lições aprendidas durante a construção do Titan com casco de carbono, originalmente construído para as viagens ao Titanic.

Rush disse que testes conduzidos na Deep Ocean Test Facility em Annapolis, Maryland, revelaram que o casco do Titan “apresentava sinais de fadiga cíclica”.

Como resultado, a classificação de profundidade do casco foi reduzida para 3.000 metros, que “não eram suficientes para chegar ao Titanic”, disse Rush há três anos.

Com dinheiro no caixa, a OceanGate desenvolveu um novo casco de carbono e titânio capaz de mergulhos mais profundos como até a distância do Titanic.

Por causa da fadiga na estrutura antiga e necessidade de uma nova versão do projeto, a expedição Titanic sofreu atrasos desde 2018. O modelo de submarino atual da tragédia fez a primeira expedição somente em 2021.

Segundo a Ocean, o veículo não fazia apenas a “rota turística” até o famoso navio. Avaliações ambientais para mineração em alto mar também são realizadas pela empresa.

Infográfico mostra como é o Titan, submarino da OceanGate

Drama

O Titan ficou desaparecido em uma parte remota do Atlântico Norte, com cinco pessoas a bordo.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos, a Guarda Costeira e militares do Canadá realizaram buscas na superfície do oceano e, usando sonar, debaixo d’água.

Da superfície até o Titanic, o submarino levaria quase 4 horas para chegar aos destroços.

As informações divulgadas são de que após 1,5 hora de viagem no domingo, a OceanGate perdeu contato com o veículo.

Mapa mostra área onde estão localizados destroços do Titanic - Foto: Arte Portal Norte
Mapa mostra área onde estão localizados destroços do Titanic – Foto: Arte Portal Norte

OceanGate

A OceanGate é uma empresa privada que, através de sua pequena frota de submersíveis tripulados, pesquisa e cataloga oceanos que cercam a América do Norte.

A expedição até o Titanic ainda permite que poucas pessoas consigam testemunhar o que restou do navio.

Bactérias formadoras de ferrugem estão consumindo rapidamente o Titanic. Especialistas chegam a mencionar que os destroços duram pouco mais de 20 anos.

O Titanic está a 3,8 km de profundidade (2,5 milhas).

Anúncio no site da OceanGate detalha expedição para interessados - Foto: Reprodução
Anúncio no site da OceanGate detalha expedição para interessados – Foto: Reprodução

Fascínio pelo Titanic

O enorme navio Titanic foi encontrado em pé e dividido em duas partes em 1985, a menos de 400 milhas de Newfoundland.

Desde então ele cativou historiadores, arqueólogos e pessoas ao redor do mundo.

Uma das maiores bilheterias do cinema pertence ao filme homônimo, que levou bilhões de pessoas a assistirem à trágica história relatada em meio à ficção da indústria cinematográfica.

O fascínio pela história do Titanic fez com que o empresário Stockton Rush, presidente da OceanGate, buscasse a exploração de forma privada.

Cada turista paga cerca de US$ 250 mil (mais de R$ 1,2 milhão) para ir até o Titanic.

Destroços do Titanic fotografados pela OceanGate - Foto: Reprodução OceanGate
Destroços do Titanic fotografados pela OceanGate – Foto: Reprodução OceanGate

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