Na noite desta quarta-feira, 27, o site oficial do Orkut foi reativado com uma mensagem misteriosa de seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Carregado com um clima nostálgico, ele relembrou o lançamento da rede social há 17 anos e como o feito alcançou mais de 300 milhões de usuários, antes de ser desativada de vez em 2014.

Coincidentemente, a surpresa acontece logo depois que Elon Musk fechou o acordo para ser o dono do Twitter. A aquisição gerou a repercussão de várias publicações, enquanto alguns internautas amaram, outros pediram o retorno do Orkut para ‘salvar’ a internet.

Imagem: Reprodução/Orkut

Aparentando ser uma crítica sobre as atuais principais redes sociais, o fundador do Orkut disse que “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas”, além de que “nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.

Além disso, no texto ele alfineta o comércio de dados pelas plataformas, exemplificando a responsabilidade sobre a criação de sentimentos como medo e ansiedade: “Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras”.

Depois, o engenheiro destacou destaca que houve um trabalho duro para desestimular o ódio e a desinformação dentro da comunidade em volta do Orkut.

Por enquanto, não há outras informações do que pode vir a acontecer, apenas que no final do comunicado, Buyukkokten se despediu dizendo que as novidades aparecerão ‘em breve’. O curioso é que ao mesmo tempo que o Orkut reapareceu, a página oficial do Hello – plataforma também criada pelo engenheiro em 2016 – foi desativada e com expectativa de retorno.

O fundador do Orkut passou a impressão que a novidade pode ser uma nova rede social bem diferente do que estamos tendo agora. Afinal, ele disse que acredita “no poder da conexão para mudar o mundo” e que por isso está “construindo algo novo”.

Após o anúncio, o possível retorno da rede social se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Imagens: Reprodução/Twitter

_________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS