Com o Brasil em estado de alerta para os casos de dengue, é comum buscar soluções que aliviem os sintomas da doença, como o inhame.

A nutricionista Adriana Stavro afirmou ao portal Minha Saúde que o suco de inhame pode ser benéfico durante o tratamento de dengue.

“O inhame possui propriedades anti-inflamatórias, que também podem contribuir para a redução de dores corporais”, disse ela.

O tubérculo é rico em vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio e muitos outros minerais. A vitamina C e os antioxidantes presentes no inhame fortalecem o sistema imunológico e reforçam a saúde.

Adriana reforçou que o suco, sozinho, não cura a dengue. Além disso, ela apontou para um fator importante: o consumo de inhame cru é tóxico se ingerido em grandes quantidades.

“Ele naturalmente possui substâncias como oxalato de cálcio, que podem causar irritação na boca e na garganta, e em compostos cianogênicos, que liberam cianeto quando são digeridos”.

Por conta disso, o preparo do suco deve utilizar inhame cozido, para neutralizar substâncias tóxicas ao organismo.

Para preparar o suco, basta bater no liquidificador por três minutos uma xícara de inhame descascado em cubos cozido com meio litro de água ou leite e meio suco de limão.

O inhame é um dos tubérculos mais utilizados na culinária brasileira. Além disso, ele é rico em ferro, potássio, fósforo, cálcio e fibras, que ajuda a perder peso e controlar o colesterol e a pressão arterial.