Neste domingo (4), às 16h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, a decisão da Supercopa Rei entre Palmeiras e São Paulo promete ser mais do que um simples confronto esportivo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma série de homenagens que serão prestadas durante o evento, destacando as figuras de Pelé e Zagallo.
O estádio Mineirão já está preparado para receber os torcedores com uma atmosfera de reverência a Pelé.
Tronos foram instalados para que os fãs possam tirar fotos em homenagem ao único atleta a conquistar três vezes a Copa do Mundo dentro de campo. Além disso, o estádio foi decorado com elementos alusivos à trajetória do Rei do Futebol.
A presença da família de Pelé, representada por sua filha Flávia Christina Kurtz e seu neto Arthur Nascimento, acrescentará um toque especial à cerimônia de entrada das taças, que acontecerá pouco antes do início da partida.
Antes do jogo, o ex-atacante Euller e o zagueiro Edcarlos entrarão em campo lado a lado, exibindo os troféus conquistados pelo Palmeiras em 2023 e pelo São Paulo na Copa do Brasil do ano passado.
Ao término do confronto, a premiação será marcada por uma homenagem a Pelé, onde o melhor jogador da partida será coroado como o Rei do Jogo, recebendo o cetro e a coroa das mãos de Clodoaldo, amigo e companheiro de Pelé no Santos e na seleção brasileira.
Além disso, o jogo também prestará uma homenagem póstuma a Zagallo, que faleceu no mês anterior aos 92 anos. Antes do início da partida, será realizado um minuto de silêncio em sua memória, e sua imagem será exibida no telão e nas placas ao redor do gramado aos 13 minutos do primeiro tempo.
A CBF informou que o minuto de silêncio também será uma homenagem a Osvaldo Domínguez Dibb, presidente de honra do Olímpia, do Paraguai, e pai do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância de Pelé e Zagallo para o futebol brasileiro, afirmando que a entidade está sempre pronta para reverenciá-los e relembrar as histórias memoráveis que construíram dentro de campo.
Além da carga emocional das homenagens, o jogo promete intensificar a rivalidade entre Palmeiras e São Paulo, que têm protagonizado confrontos cada vez mais acirrados nos últimos anos, seja nas finais do Paulistão, nas fases decisivas da Copa do Brasil ou da Copa Libertadores da América.