Um suposto descarte de lixo hospitalar oriundo de Roraima em aterro de Rio Preto da Eva foi denunciado, na última semana de 2023, no Amazonas.

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura de Rio Preto afirmou que os resíduos são falsos. O material foi descartado por uma carreta da empresa Sonne da Amazonia Comercio de Produtos Médicos Ltda.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o relato do secretário de Meio Ambiente de Rio Preto da Eva, Martinelli Gonçalves da Costa, que está afastado da função, o crime ambiental foi flagrado por agentes da pasta.

O gestor gravou um vídeo nas redes sociais para explicar o fato, no entanto, a conta dele no Instagram foi desativada, restando apenas uma conta alternativa, intitulada como @euamovcs.meupovo.

A denúncia

O suposto descarte irregular de lixo hospitalar teria ocorrido no dia 29 de dezembro, no aterro sanitário do município.

A polícia foi até o local e confirmou a denúncia, encontrando um caminhão com os resíduos.

A carreta, registrada em Pacaraima, cidade de Roraima, é de propriedade da empresa Sonne da Amazonia Comercio de Produtos Médicos Ltda.

CNPJ da empresa Sonne da Amazônia - Imagem: Reprodução
CNPJ da empresa Sonne da Amazônia – Imagem: Reprodução

No momento da abordagem policial, os trabalhadores da respectiva empresa foram flagrados fazendo descarte de uma grande quantidade de lixo.

O caso foi encaminhado ao 36º Distrito de Polícia de Rio Preto.

O que diz a prefeitura

Ao Portal Norte, a Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou que o lixo hospitalar da denúncia “é falso”, mas não detalhou o ocorrido.

Reprodução/WhatsApp

A pasta enviou o contato do gabinete da gestão municipal para esclarecimentos, no entanto, o contato não respondeu os questionamentos da reportagem.

Devido à possibilidade de crime ambiental, também foi solicitado o posicionamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que ainda não se pronunciou.

A reportagem não conseguiu estabelecer contato com a empresa que estaria fazendo o descarte irregular.

RELACIONADAS

+ Caminhão com lixo hospitalar de RR é apreendido em Rio Preto da Eva-AM

+ Saiba a forma correta de descartar o lixo das festas de fim de ano

+ Descarte de lixo eletrônico ocorre neste sábado, 25, em Boa Vista