O grupo extremista Talibã já não executa ações extremistas somente com base em suas tradições. As redes sociais do ocidente também já fazem parte da estratégia de seus membros, que tentam limpar a imagem impopular pelo mundo afora.

Exemplo disso é que ainda no mês de maio, enquanto as tropas americanas e da Otan (aliança militar ocidental) iniciavam retirada definitiva do Afeganistão, o grupo radical Talibã avançava em sua ofensiva pelo país, e no Twitter o grupo destacava supostos fracassos do então governo pró-ocidente em Cabul ao mesmo tempo em que exaltava feitos do Talibã.

Eles chegaram a divulgar relatos de recentes vitórias do grupo e promoveram diferentes hashtags, como #CrimesDoRegimedeCabul (associados a tuítes que acusavam o governo afegão de crimes de guerra, que ficou entre os “trends” na época em que foi usada) #EstamosComTaliba (em tentativa de angariar apoio) e outra que dizia “Deus ajude que a vitória esteja próxima” (as hashtags foram traduzidas para o português).

Na época, o então vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh, advertiu suas tropas e o público para que não se deixassem levar por falsas alegações de vitória do Talibã descritas nas redes sociais. Ele também pediu que as pessoas não compartilhassem tal conteúdo, que supostamente comprometeria ações militares.

“A coordenação das postagens do Talibã sugere que o grupo está se distanciando da firme oposição à tecnologia de disseminação de informação e está construindo um aparato de redes sociais para amplificar sua mensagem”, comentou Saleh.

Quem te viu…

Ao ocupar o poder pela primeira vez, em 1996, o Talibã baniu internet e confiscou (ou destruiu) aparelhos de TV, Câmeras e gravações de vídeo.  Em 2005, o site oficial do Emirado Islâmico do Talibã, “Al-Emarah”, foi lançado e hoje publica conteúdo em cinco idiomas – inglês, árabe, pachto, dari e urdu.

A primeira conta de Twitter de Zabihullah Mujahid foi suspensa pela empresa, mas sua nova conta – ativa desde 2017 – tem mais de 371 mil seguidores. Abaixo dele trabalha uma dedicada equipe de voluntários disposta a promover online a ideologia do Talibã.

Seu trabalho, diz ele, consiste em levar os afiliados do Talibã – que se juntaram ao grupo por acreditarem em sua ideologia – “às redes sociais para amplificar nossa mensagem”.

__________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia

Em Manaus, 35 pontos de vacinação contra a Covid-19 estarão funcionando nesta quinta e sexta

 

Beneficiários do mês de maio podem sacar o auxílio emergencial nesta quinta

 

Áudio de Bolsonaro não convence e caminhoneiros seguem bloqueando rodovias; em RR, BR-174 está totalmente interditada

 

Brasil e Peru se enfrentam pelas eliminatórias da Copa de Mundo nesta quinta

 

Campanha ‘Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos’ chega a sua terceira edição