Mulheres do Afeganistão estão organizando uma campanha na internet chamada “Não toquem nas minhas roupas”. Essa expressão é uma forma de protesto conta a imposição talibã do uso da burca.

A campanha mostra fotografias de mulheres vestidas com roupas coloridas, explicando que esses vestuários são os trajes tradicionais do país.

A roupa tradicional afegã para mulheres inclui vestidos esvoaçantes coloridos que cobrem da cabeça até os tornozelos.

É com esse estilo que as mulheres afegãs, em todo o mundo, se associaram à campanha online contra o uso da burca restaurada pelos talibãs

Na internet do mundo todo estão sendo usadas as hashtags DoNotTouchMyClothes (NãoToquemNasMinhasRoupas).

Essa frase combinada com a fotografia, cria uma corrente agregadora para todas as pessoas que quiserem se associar à causa.

Há 20 anos, a burca conservadora foi imposta pelos talibãs durante esse período. Esse código de vestuário está de volta com a nova fase política do país.

A campanha #DoNotTouchMyClothes já se tornou viral nas redes sociais. Centenas de tuítes escritos por mulheres foram publicados em forma de protesto.

A campanha #DoNotTouchMyClothes foi iniciada por Roxana Bahar Jalali, historiadora afegã que fundou o primeiro programa acadêmico de Estudos de Gênero na Universidade Americana do Afeganistão. O desafio de Jalali inspirou muitas mulheres de origem afegã em todo o mundo.