Em inspeção feita pelo Tribunal de Contas do Amazonas nesta quinta-feira (8) no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, foram apontados problemas com relação ao pronto-atendimento, como demora e dificuldade em conseguir quartos na unidade.

O TCE realizou a chamada “Blitz”, que apurou denúncias recebidas por meio dos canais de comunicação do programa.

Entre os principais aspectos analisados está a infraestrutura, com registros fotográficos das salas de espera e de internação, salas de cirurgia, UTIs, banheiros e tanques criogênicos, assim como a ambientação, climatização e a existência de insumos hospitalares nas enfermarias e UTIs do hospital.

O coordenador do Blitz TCE, Sérgio Fontes, afirmou que o hospital sobrecarregado de pacientes.

A questão dos gastos públicos também foi analisada, com inspeção de dados de contratações de empresas para prestação de serviços e insumos hospitalares.

“O Blitz TCE não é apenas para saúde, mas também para tudo que é a competência do Tribunal, ou seja, todo aquele que guarde, gerencie, utilize ou arrecade recursos públicos”, disse o secretário de Controle Externo do TCE, Stanley Scherrer.

Segundo o TCE, novas inspeções devem ser realizadas em breve, não somente em hospitais, mas “em todos os órgãos que recebem dinheiro público”.

Próximos passos

Com os materiais adquiridos durante a inspeção, a equipe do Controle Externo do Tribunal vai elaborar um relatório e, se verificadas providências urgentes a serem tomadas, o documento deve ser enviado à conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Em seguida, o documento deverá ser encaminhado ao conselheiro-relator responsável para dar prosseguimento à operação.

Denúncias

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518 ou pelo e-mail [email protected].

Respostas sobre as possíveis irregularidades serão realizadas em até quatro dias.

Caso seja necessário, a equipe poderá emitir notificações ou alertas para os jurisdicionados e eles terão o prazo de 24 horas para apresentação de argumentos de defesa.