O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) lançou, na terça-feira (18), o Programa de Preparação para a Aposentadoria, visando auxiliar servidores na transição laboral.

O evento ocorreu no Plenário do TCERR e contou com a presença de membros, servidores e estagiários.

A chefe da Divisão de Avaliação e Qualidade de Vida (Diavi), Cláudia Brasil, explicou que o programa está organizado em três pilares:

  • Aspectos formais da aposentadoria: informações sobre o momento de aposentadoria.
  • Planejamento financeiro: aborda questões relativas aos valores a serem recebidos após a aposentadoria e como se adaptar e planejar financeiramente;
  • Temática psicossocial: foca em empreendedorismo, novos projetos e atividades profissionais.

Planejamento da aposentadoria

O presidente em exercício do TCERR, o conselheiro Brito Bezerra, destacou a importância de uma transição segura e planejada. Ele afirma que há 60% de chance de sucesso com um bom planejamento.

Ele ressaltou a necessidade de preparação para uma aposentadoria tranquila e a realização de sonhos.

A palestra inaugural foi ministrada pela doutora em políticas públicas e professora da UFRR, Geórgia Ferko.

Ela apresentou uma visão abrangente, abordando aspectos pessoais, profissionais e estratégicos.

Geórgia enfatizou a importância de um plano de transição detalhado e a identificação de oportunidades pós-aposentadoria baseadas nos talentos e experiências dos servidores.

Cláudia Brasil afirmou que o programa será realizado anualmente. A iniciativa visa fornecer informações e suporte adequados para que os servidores tomem decisões conscientes e fundamentadas sobre a aposentadoria.

As ações incluem palestras, workshops e recursos online oferecidos por profissionais especializados.

Com informações do TCERR.