Neste sábado, 7, no hall do Teatro Amazonas, às 11h, a técnica milenar de marionetes de fio se une à ópera, na montagem de “Onheama”, de João Guilherme Ripper.

O espetáculo, que faz parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), é assinado pela companhia paulista O Pequeno Teatro do Mundo e propõe uma mensagem ecológica sobre a necessidade da preservação ambiental. A entrada é gratuita.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“A ópera ‘Onheama’, encenada utilizando marionetes, promete encantar o público infantojuvenil, resgatando a cultura do Amazonas, as lendas e tradições. É uma experiência educativa e, ao mesmo tempo, de iniciação artística, importante para aproximar o público do universo da música erudita”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Segundo a diretora de “Onheama”, Fabiana Barbosa, a ópera composta por João Guilherme Ripper narra a saga de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, abordando tradições, lendas e origens amazônicas.

A história conta com personagens mitológicos como o boto e a Iara.

“Desde o começo, queríamos ter na equipe artistas indígenas, pensando a estética do espetáculo. Até que conhecemos o professor Dhevan Kawin, da aldeia Porungawa, que fica em Peruíbe, São Paulo”, destacou a diretora.

“Este encontro ampliou muito os nossos horizontes e abriu as portas para conhecermos a grande diversidade e grandiosidade das culturas indígenas dos povos, que são nossos conterrâneos e contemporâneos e que têm um papel fundamental na preservação ambiental no nosso país hoje”, completou.

Imagem: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Interior

A montagem “Onheama” será levada também às comunidades do interior do Estado, além de escolas públicas e instituições sociais.

“Apresentar no Teatro Amazonas é maravilhoso e poder chegar com um espetáculo de ópera no interior nos enche de felicidade. Esses encontros com um público que não têm o hábito e, às vezes, nem a possibilidade de ir ao teatro, são muito especiais”, finalizou Fabiana.

Festival

O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior.

A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda neste link e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento.

A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior.

As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS