As ministras Simone Tebet, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), participaram, nesta quinta-feira (23) do 2º Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento, realizado em Brasília, reuniu representantes de ministérios para abordar sobre a “transversalidade da agenda ambiental como estratégia para enfrentar os desafios climáticos globais” e questões mais urgentes para o desenvolvimento sustentável brasileiro, além das temáticas sobre desigualdade social.

Tebet afirmou que “dentro das prioridades de ações específicas voltadas para a agenda ambiental, estão envolvidos 17 ministérios com 33 programas, 82 objetivos, 291 entregas e 125 medidas institucionais”.

“Estamos com a mão na massa e agindo. O que peneiramos e avaliamos no primeiro semestre, quando percorremos o Brasil a pedido do presidente Lula, foram seis prioridades. Uma delas é a questão da mudança climática e desmatamento, que provou a necessidade da transversalidade para atingir a sustentabilidade desejada”, concluiu a ministra.

Marina acrescentou: “vamos pensar na eficiência do gasto, mas ampliando esse conceito. Estamos gastando há muito tempo as bases naturais do nosso desenvolvimento e isso precisa parar. Todos os instrumentos de governança voltados para a agenda ambiental agora estão sendo ressignificados à luz dos novos desafios”.

RELACIONADAS

+ Lula se reúne com especialistas e reforça metas climáticas do Brasil

+ Presidência brasileira no G20 priorizará combate à fome e às mudanças climáticas