O governo do Estado de Montana, nos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira (17) a aprovação de uma lei que proíbe a operação do aplicativo TikTok na federação.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Este foi o primeiro estado norte-americano a banir o uso da rede social no país.

O governador Greg Gianforte, disse que a legislação visa proteger população do uso de dados pelo Partido Comunista Chinês.

“O Partido Comunista Chinês usando o TikTok para espionar os americanos, violar sua privacidade e coletar suas informações pessoais, privadas e confidenciais está bem documentado”, disse o

RELACIONADAS

+ EUA lança investigação contra ByteDance, empresa dona do TikTok

+ TikTok define limite de 1 hora de uso diário para menores de 18 anos

+ TikToker dos EUA recebe ‘voadora’ de cão durante gravação de dancinha

Com a proibição, lojas de aplicativos, como Google Play e Apple Store, estão proibidas de permitir o download do app, sob pena de multa.

O governador ainda proibiu o uso de todos os aplicativos de mídia social que coletam e fornecem informações ou dados pessoais a “adversários estrangeiros” em dispositivos do governo, enquanto conectados à rede estadual em Montana.

Em março, quando o projeto de lei ainda estava em tramitação, o TikTok fez um apelo a sua comunidade de usuários da região.

“O projeto de lei de Montana não trata de tornar os usuários seguros, trata-se de restringir unilateralmente a liberdade dos habitantes de Montana com base em nada mais do que medos e falsidades”, descreveu a nota divulgada à imprensa.

A plataforma chegou a pedir que usuários contatassem o governo de Montana manifestando-se contrariamente ao projeto.