Na noite de sexta-feira (14), um tiroteio resultou na morte de Pedro Luís Barros da Silva, 22 anos, e Lucas Cardoso, 26 anos, no beco São Tomé da comunidade Parque São Pedro, localizada no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

Conforme as informações preliminares, os pistoleiros chegaram no local gritando “Polícia” para atrair a atenção das vítimas. Pedro e Lucas foram atingidos com vários disparos e morreram ainda no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou as mortes. 

Um terceiro jovem identificado como Maxon Bastos de Souza foi baleado e socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales. A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) esteve no local e isolou a área. Ainda segundo a polícia, um revólver calibre 380 e uma PT 40 foram as armas utilizadas no crime.

O Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC) realizou o trabalho de perícia e os corpos foram removidos pelo Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Índice de violência no Amazonas

Os dados divulgados pelo Monitor da Violência (G1), mostram que a redução das mortes violentas registrada no Amazonas foi maior que a média nacional, em 2023.

Conforme o levantamento, os assassinatos caíram no Brasil 4%, enquanto no Estado, a diminuição chegou a 6%.

Os dados ressaltam, ainda, que as Forças de Segurança amazonense alcançaram a maior queda nos casos de latrocínio, que caíram 35,7%.

Estão inseridos nos casos de mortes violentas intencionais os crimes de homicídios, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte.

Todos os dados catalogados pelo Monitor da Violência são compilados a partir das informações disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do site oficial.