A ansiedade do torcedor rubro-negro acabou. Tite foi anunciado como o novo treinador do Flamengo, com contrato até dezembro de 2024. Desde que deixou a Seleção Brasileira, foram longos 9 meses até a assinatura de um novo vínculo e o início de um novo trabalho.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Como selecionador brasileiro, Tite conseguiu vencer a Copa América em 2019, mas os insucessos nas Copas de 2018 e 2022 pesam contra o treinador. O longo tempo longe dos clubes também é fator que mexe com o emocional do torcedor e aumentam os níveis de preocupação. Tite assume um Flamengo devastado por derrotas e eliminações frustrantes em 2023, mas os desafios do novo técnico rubro-negro vão além de campo e bola.
Durante o período comandado por Jorge Sampaoli, alguns episódios causaram grande desgaste entre jogadores, comissão técnica e diretoria do Flamengo. Como já trabalhou com 11 jogadores do atual elenco, Tite terá que utilizar todo seu conhecimento de gestão de pessoas, assim como seu perfil pacificador e sereno, para reconstruir um único grupo, sem rachaduras.
Não menos importante, a falta de um time base inquietou os torcedores na era Sampaoli. Enquanto o argentino não repetia escalações, o que deixou torcedores na bronca em diversas ocasiões, o histórico de Tite demonstra que o gaúcho de 62 anos prefere ter seus pilares dentro da equipe.
Recuperar jogadores em baixa será outro desafio importante para Tite. Casos como os de Éverton Cebolinha, Gabriel Barbosa, o goleiro Santos, e Everton Ribeiro serão inspiração para um currículo repleto de casos de atletas recuperados pelo treinador, ao longo de sua carreira.
O planejamento para 2024 é outra prova importante para Tite, que, além de projetar o próximo ano, precisa entregar resultado ainda em 2023. O Flamengo é o atual 5º colocado do campeonato brasileiro, com 44 pontos, 11 atrás do líder, Botafogo, a 12 rodadas do fim da competição. A vaga no G4 é tratada como obrigação dentro do clube e pelo torcedor, em um ano de muitos reveses.
RELACIONADAS
+ Flamengo anuncia Tite como novo técnico; contrato segue até fim de 2024