Os jovens atletas do Tocantins estão fazendo história nas Paralimpíadas Escolares 2023, e já no primeiro dia de competições, eles conquistaram o total de 36 medalhas em modalidades de atletismo e natação.

Dentre as conquistas, 22 medalhas são de ouro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As Paralimpíadas Escolares são uma oportunidade única para os jovens mostrarem suas habilidades esportivas e representarem o Tocantins.

Destaques das paralímpiadas

Vitória Brito, estudante da Escola Especial Estrela da Esperança, localizada em Guaraí, brilhou nas pistas conquistando a medalha de ouro tanto nos 100 metros quanto no lançamento de dardo na categoria T37.

Hentony Santos, da Escola Estadual Machado de Assis em Araguanã, já havia garantido o ouro no salto em distância pela manhã e continuou a impressionar, conquistando mais uma medalha de ouro, desta vez na corrida de 100 metros na categoria T47.

Da mesma escola, Iure Paiva conquistou a medalha de prata na corrida de 1.500 metros, demonstrando o incrível talento dos atletas de Araguanã.

Aldaires Souza Borges, da Escola Municipal Tiradentes, também de Araguanã, conquistou sua primeira medalha de prata nos 60 metros na categoria T44.

Novos talentos

Jakeline Pereira Silveira, uma estreante e aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, em Palmas, disputou duas provas e obteve um excelente resultado.

Ela conquistou o primeiro lugar no lançamento de dardo e o segundo lugar no arremesso de peso na categoria F33.

Os estudantes da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis, também começaram bem nas disputas.

Jesionita Apinajé conquistou a medalha de prata na corrida de 1.000 metros na categoria T20, enquanto Danilo Kunum Apinajé garantiu o bronze no arremesso de peso na categoria F37.

Mais Ouro

Sarah de Sousa Lima, da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, em Palmas, brilhou na prova do salto em distância na categoria T37.

Maria de Lurdes Coelho, aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína, chegou na frente na corrida de 100 metros na categoria T36, garantindo a medalha de ouro.

Yasmin Alves Lima, da Apae de Porto Nacional, conquistou a medalha de ouro no salto em distância na categoria T37, enquanto Ana Clara Cardoso, da Apae de Dianópolis, ficou com a prata no salto em distância na categoria T20.

RELACIONADAS

+ Paralimpíadas Escolares 2023: delegação do AM conquista medalhas

+ Paralimpíadas: delegação do AM disputará os jogos escolares no DF

Outras conquistas

Vitória Araújo Santos, da Apae de Araguaína, conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros na categoria T20, compartilhando a emoção de ser campeã e enfatizando como cada medalha é uma conquista que traz grande alegria.

Alexandro Pereira de Lima, da Escola Estadual Machado de Assis, mostrou sua versatilidade ao vencer as duas provas que disputou: arremesso de peso e lançamento de club na categoria F32.

Outro campeão da mesma escola, Marcos Felipe Rocha, conquistou o ouro no lançamento de club na categoria F31.

Rumo à Etapa Nacional

Após a fase regional, os paratletas do Tocantins agora têm um objetivo maior: representar o estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorrerá em São Paulo no mês de novembro.